DESAPARECIMENTOS INEXPLICÁVEIS
[TEORIAS SOBRE CASOS
DE DESAPARECIMENTOS SEM SOLUÇÃO]



"Um dos grandes mistérios do nosso planeta se refere ao Misterioso e Inexplicável Desparecimento de pessoas, aviões, veículos e embarcações sem deixar rastros, nunca mais aparecendo.
O que ocasionaria esses assombrosos acontecimentos?"

O artigo a seguir é sobre esses intrigantes e espantosos fatos!

=================================================================================

O autor romano Julius Obsequens, talvez merecedor da distinção de ser o pesquisador inicial dos "Forteanos", abordou o assunto dos desaparecimentos inexplicáveis em sua obra, "Liber Prodigiorum", com uma história que é muito bem conhecida de seus fãs:

"Um dia, quando Romulus, fundador de Roma, deslocava suas tropas nas vizinhanças do pântano Capreano, lá irrompeu uma súbita e barulhenta tempestade de trovões durante a qual Romulus foi envolvido por uma nuvem tão densa que ficou fora de
visão e nunca mais foi visto novamente pelos homens mortais. Ele então foi elevado ao nível divino e venerado sob o nome de Quirinus".

Em nosso mundo, muitas pessoas ainda desaparecem, talvez não tão espetacularmente quanto Romulus (nem são elevadas a divindade), mas que elas desaparecem é um fato inegável.
É necessário separar o que pode ser melhor descrito como o lugar comum dos desaparecimentos, aqueles envolvendo pessoas que fogem da lei, de pais que os espancam, pais que raptam seus filhos para viverem na obscuridade em outros lugares, e um mundo de outras razões, dos casos que de fato confundem a mente e desafiam o senso comum: casos onde as pessoas desaparecem sem deixar pistas, de aviões que viajam a 30.000 pés, ou pessoas que desaparecem de salas onde foram trancadas por fora, de dentro de ônibus, navios e outros meios de transporte em movimento.
Talvez até mesmo mais do que os OVNI's, o enigma do desaparecimento súbito tenha desafiado os investigadores por uma centena de anos e um silêncio obscuro cerca a pequena e silenciosa pergunta ao fim de cada um destes casos, mesmo sendo horrível de se pronunciar, causando mal estar para aqueles que procuram em vão seus amigos e entes queridos: "onde estariam e o que aconteceu com essas pessoas que desapareceram como se tivessem evaporado no ar?"

A habilidade de "virar pó" na antiguidade foi considerada de domínio exclusivo de feiticeiros e bruxas.
O notório Apollonius de Tyana desapareceu da vista do Imperador Domiciano e sua corte, como a tradição tem contado, causando uma grande consternação.
O autor mexicano Artemio del Valle Arizpe nos conta a lenda da "Mulata de Córdoba", uma bruxa dos tempos coloniais que foi aprisionada por sua desconcertante habilidade de encontrar itens perdidos e tesouros ocultos: quando seu carcereiro parou na cela dela para uma verificação, ele ficou aturdido de ver a mulher a bordo de um pequeno navio velejante que ela tinha desenhado na parede, e velejou embora, acenando para seu captor.
Os vampiros da Europa oriental reputadamente eram capazes de desaparecer e reaparecer à vontade graças aos poderes malignos a sua disposição.

Mesmo se estes casos citados acima sejam verdadeiros, eles não começariam a resolver o nosso dilema: os casos contemporâneos que envolvem desaparecimentos misteriosos que, em regra, não envolvem pessoas que desejem desaparecer por uma razão ou outra.
Seu desaparecimento é frequentemente súbito e inesperado, ocorrendo de dia ou de noite, sozinhos ou acompanhados, e algumas vezes envolvendo a evaporação do veículo no qual elas viajavam.
Em 1941, uma equipe suíça de resgate foi chamada para realizar buscas de um grupo de alpinistas que não tinha retornado a sua base de campo.
Depois de alguns dias, os resgatadores conseguiram encontrar pegadas dos montanhistas que paravam abruptamente no meio de um glacial, como se ali fosse o último local onde tivessem existido, desaparecendo por completo sendo que nunca mais foram vistos.
Neste caso, as autoridades determinaram que "foi um desaparecimento sob circunstâncias que não podem ser claramente determinadas, pela avaliação dos fatos."

O caso 'Tom Brook:

A polícia estadual da Flórida seria a próxima na linha da perplexidade, desta vez resultante do desaparecimento em 1952 de Tom Brook, sua esposa e seu filho de 11 anos.
Segundo o relatório, os Brooks tinham visitado um amigo a umas 30 milhas de Miami, e pegaram seu carro para voltar para sua casa às 11:40 da noite.
Eles nunca completaram a viagem; a polícia local encontrou o carro deles vazio, faróis acesos e as portas abertas a exatamente 7 milhas da casa de seu amigo.
A bolsa de Mrs. Brooke foi encontrada no banco de trás, contendo uma quantidade considerável de dinheiro.
Os registros da polícia indicam que as pegadas da família levavam a um campo plantado na beira da estrada, parando abruptamente depois de uma dúzia de passos e desaparecendo em seguida, como no caso dos montanhistas suíços de 11 anos antes.

O caso da família francesa:

Um destino similar teve uma família francesa em 1972: depois de passar uma tarde com amigos, e se dirigir de volta a sua casa nas primeiras horas da manhã. Eles nunca chegaram ao seu destino, mesmo estando a apenas duas milhas de distância.
Nenhuma explicação satisfatória foi até mesmo fornecida.

O Caso dos 4000 homens:

É bastante difícil encontrar conjecturas que dêem conta dos destinos destes indivíduos infelizes.
A tarefa se torna esmagadora quando o desaparecimento é de centenas ou de milhares que devem ser respondidos.
Durante a Guerra de Sucessão espanhola de 1707, quatro mil homens de uma força de invasão sob o Arquiduque de Habsburg, Charles, acampou ao pé dos Pirineus, a caminho da Espanha, atravessando o campo na manhã seguinte e marchando através de uma passagem da montanha.
Esta força bem armada e equipada nunca alcançou seu objetivo, nem jamais foi encontrada. Desapareceram sem deixar rastros.

O Desaparecimento de 650 fuzileiros:

Durante a invasão francesa da Indochina nos meados do século XIX, uma coluna de 650 fuzileiros marchou para Saigon, desaparecendo sem nem mesmo ter encontrado o inimigo. Nuca mais foram vistos.
A possibilidade de que os fuzileiros pudessem ter sido emboscados pelas forças vietnamitas foi descartada já que um outro grupo seguia de perto os fuzileiros e não ouviu os sons de um encontro armado, nem encontrou armas espalhadas, equipamentos ou corpos.

As precedentes histórias de casos são bem conhecidas de diversos pesquisadores, tendo até especialistas paranormais.
Elas são os "casos clássicos" que servem como uma introdução aos casos mais recentes que permanecem igualmente inexplicáveis, sendo um lembrete para o investigador determinado, que outros percorreram o caminho antes e não foram capazes de encontrar as respostas.

O Desaparecimento das crianças e do soldado:

Quando o sensitivo holandês Gerard Croiset foi empregado pela polícia porto-riquenha em meados dos anos de 1970 para encontrar duas crianças, filhas de um milionário local, ele concluiu, aterradoramente, que as crianças não estavam em lugar algum deste plano físico. Não disposta a ser cegada pelo que eles encaravam como misticismo, os policiais agradeceram a Croiset e reativaram suas investigações pelos meios convencionais: as crianças permanecem desaparecidas até hoje.
José Maria Carnero, um estudante de medicina de 26 anos, desapareceu da face da terra em abril de 1987 enquanto realizava manobras em sua unidade militar na base militar de Montelareina, em Zamora, Espanha.
Relatos indicam que José Maria se perdeu de seu esquadrão em meio a uma tempestade de raios, enquanto outros soldados tentavam encontrar abrigo sob as árvores.
O jovem homem nunca mais foi visto, mesmo depois da maciça busca do exército espanhol, que até hoje o lista como um desertor.

O caso do acidente de caminhão:

O autor Salvador Freixedo, que olha estes assuntos de desaparecimentos bizarros como parte de seu livro "La Granja Humana", cita o caso curioso de um acidente de veículos em Burgos, Espanha, que causou a morte de várias pessoas e o desaparecimento de um menino de 10 anos de um dos caminhões envolvidos no acidente.
Ele não foi encontrado entre as vítimas do acidente e nunca mais foi visto.
A polícia iniciamente acreditou que o menino estivese vagando em um estado amnésico e fez uma busca completa na área, no que também teve a participação de civis, e nada foi descoberto.
Para poder encerrar o caso, as autoridades sugeriram que o garoto havia se desintegrado, porque de fato o caminhão onde ele era passageiro tinha uma carga de ácido sulfúrico.
No entanto peritos criminais comentaram que isso também não seria possível, pois mesmo que o corpo de menino tivesse sido corroído pelo ácido, haveria no local vestígios do "derretimento" do corpo, pois aconteceria um processo químico que produziria um resíduo do processo, caso que não exisitia no local do acidente. Portanto a desintegração por ácido foi descartada pela polícia.
O menino nunca mais foi visto em parte alguma.

O Misterioso Desaparecimento de Oliver Thomas:

No dia 24 de dezembro de 1909 a família do garoto Oliver Thomas de 11 anos de idade se reuniu à noite com amigos e familiares para comemorar a noite de Natal na pequena cidade de Brecon, na Inglaterra.
Tudo saíria normal, não fosse quando o garoto Oliver Thomas saiu com um balde para buscar água no poço da casa, localizado à poucos metros de distância, quando de dentro da casa gritos de socorro foram ouvidos.
Era a voz de Oliver Thomas gritando "Socorro, me pegaram".
Quando todos saíram para ver o que estaria acontecendo, não encontraram o garoto Oliver.
Seguindo seus passos marcados na neve, notaram que de uma forma misteriosa suas pegadas cessaram após 20 metros de distância, não tendo mais sinais de marcas na neve.
De repente todos começaram a ouvir a voz de Oliver pedindo socorro, mas de uma forma estranha o som vinha do alto.
Era como se algo o tivesse levantado do chão e o levado para o alto.
Durante alguns instantes todos podiam ouvir a voz de Oliver no alto, sendo que a voz foi se afastando e ficando baixa até desaparecer por completo.
Diversas buscas foram realizadas, mas nenhuma pista foi encontrada.
Não haviam outras marcas na neve ou qualquer outro tipo de evidência.
Embora por muito tempo as buscas continuassem, Oliver Thomas nunca mais foi visto, e nem tão pouco qualquer pista dele foi encontrada.

 


Algumas teorias sugerem que alguns desaparecimentos sem explicação são provocados por "Portais Interdimensionais", levando os desaparecidos para uma outra dimensão tempo/espaço

O caso do desaparecido que surgiu no futuro:

Alguns dos casos lembram ficção científica (tenha em mente que Isaac Asimov usou um desaparecimento misterioso para transportar um de seus protagonistas ao futuro em "A Pebble in the Sky").
Em 1950, um jornal da cidade de New York trouxe uma notícia de quatro linhas sobre a morte de um pedestre atingido por um carro perto do Times Square.
Aparentemente o carro não tinha sido capaz de parar e uma multidadão de pessoas correu para prestar assistência a desafortunada vítima, um tal de Rudolf Fenz, que foi declarado morto.
Havia detalhes desta trista história que eram impossíveis de se desprezar: o falecido Rudolf Fenz estava usando roupas decididamente da década de 20, um casaco típico, calças justas, sapatos tipo buckle e um chapéu combinando.
Seus bolsos tinham vários cartões de visita com seu nome, um convite a respeito de alojamento de cavalos e carruagem e uma carta enviada em 1876.
Uma busca na lista telefônica de New York revelou o número de um Rudolf Fenz, Jr., qua tinha falecido alguns anos antes.
Não obstante, sua viúva foi capaz de dizer ao investigador Hubert V. Rihn da Divisão de Pessoas Desaparecidas que o pai de seu falecido marido havia desaparecido misteriosamente em 1876 quando ia a uma tabacaria local e nunca voltou para casa.
Rihn olhou os registros daquele ano e encontrou um Rudolf Fenz, 29 anos, que tinha desaparecido na mesma noite, a última vez que foi visto estava usando casaco da época negro, calças justas e sapatos tipo buckle.

Nesse link O Desaparecido que Surgiu no Futuro! está a matéria completa sobre esse estranho caso!

O Misterioso Desaparecimento do Escoteiro:

Em 08/06/1985 o escoteiro Marco Aurélio Simon saiu para acampar com seu grupo de escotismo em uma montanha na cidade de Piquete (Estado de São Paulo - Brasil).
Quando o grupo subia o morro, um dos garotos torceu o pé e o guia decidiu mandar Marco Aurélio de volta na trilha, em busca de socorro.
Marco Aurélio partiu conforme solicitado, mas a partir desse momento, o garoto nunca mais foi visto.
Durante 28 dias, policiais civis e militares vasculharam o pico a pé e com helicópteros.
Nenhum corpo, nenhum pedaço de roupa ou rastro na terra foram achados. Foi como se Marco Aurélio tivesse "evaporado".
A polícia procurou tão bem e de forma tão minunciosa, que um soldado perdeu uma faca no meio do mata e, na busca do dia seguinte, ela foi encontrada.

Até os dias atuais, Marco Aurélio nunca mais foi visto, e nem tão pouco pistas sobre o seu misterioso desparecimento surgiram após os inúmeros anos do caso, tornando esse fato um dos maiores mistérios do Brasil de que se tem notícia.

Nesse link O Misterioso Desaparecimento do Escoteiro! está a matéria completa sobre o caso.

O prisioneiro que desapareceu na frente de todos:

No ano de 1815 em uma prisão em Weichselmunde, Polônia, um prisioneiro chamado "Diderici", um manobrista que estava cumprindo uma sentença por assumir a identidade de seu empregador depois qu este morreu de um acidente vascular cerebral.
Era uma tarde comum como as outras, e Diderici era apenas mais um de uma fila de prisionaieros, todos juntos e acorrentados, andando no pátio da prisão para o exercício do dia.

De acordo com testemunhas oculares do fato, conforme Diderici caminhava com seus companheiros presidiários arrastando as correntes pelo chão, ele, de repente, começou à desvanecer-se lentamente.
Seu corpo tornou-se mais e mais transparente até que Diderici desapaceu completamente, e suas algemas e correntes caíram vazias no chão. Ele desapareceu no ar e nunca mais foi visto deixando perplexos todas as testemunhas do fato.
Nunca mais nenhum vestígio de Diderici foi encontrado, nem tão pouco nenhuma explicação lógica foi feita sobre o acontecimento.

O Homem que desapareceu à noite de sua cama:

Era 14 abril de 1959, e o Sr. Bruce Campbell estava viajando com sua esposa de sua cidade natal em Massachusetts (EUA), para visitar o filho em uma outra cidade.
Foi uma longa, mas agradável viagem pelos EUA, com muitas paisagens ao longo do caminho.
Em Jacksonville, Illinois, eles resolveram fazer uma parada durante a noite para descansar e continuar a viagem no dia seguinte.
Mas eles não podiam imaginar que essa seria a última parada em conjunto do casal.
O Sr. Campbell e sua esposa se hospedaram em um motel (hotel de beira de estrada para motoristas, nos EUA) e foram para a cama.
Na parte da manhã, a Sra. Campbell acordou e só o que encontrou foi o espaço ao lado dela na cama, vazio.
O Sr. Campbell havia desaparecido, aparentemente, de pijama.
Todos os seus pertences, seu dinheiro, carro e roupas ficaram para trás.
Bruce Campbell nunca mais foi visto e não há explicação para o seu desaparecimento. Ele nunca mais foi encontrado.

A última partida:

Era maio de 1970, quando Edward e Stephania Andrews estavam na cidade de Chicago para participar de uma festa da convenção do comércio, no Sheraton Hotel em Chicago.
Edward era um contador e Stephania uma investigadora de crédito.
Ambos tinham 63 anos de idade, considerados cidadãos íntegros e comuns, que viviam em uma bela casa no subúrbio de Chicago, no Arlington Heights.
Durante a festa, os outros participantes observaram que Edward queixou-se de um mal-estar leve, que ele atribuiu apenas ser por estar com fome (a festa só serviu bebidas e pequenos canapés).
Eles logo deixaram a festa e foram para o estacionamento, para buscarem seu carro.
O manobrista depois disse às autoridades que Stephania parecia estar chorando e que Edward não parecia bem.
Enquanto se afastavam, com Edward ao volante, ele raspou o pára-choque do carro na porta de saída, mas continuou em frente.
O manobrista foi a última pessoa a ver o casal Andrews. Eles desapareceram na noite e nunca mais foram vistos.
A polícia achou que Edward, não se sentindo bem, teria dirigido seu carro para fora de uma ponte e caído no rio Chicago.
Mas uma investigação realizada não descobriu nenhum sinal de tal acidente, sendo que o rio foi dragado em busca do carro, sem sucesso. O casal Andrews e seu carro desapareceram como por mágica, e nunca mais foram encontrados e nem tão pouco seu carro e os pertences que estavam com eles.

A última viagem:

Em abril de 1980 o jornal "The New York Times" relatatou um estranho e misterioso desaparecimento.
Charles Romer e sua esposa Catherine eram um daqueles casais de aposentados que passam metade do ano no norte e metade no sul do país (EUA), vivendo em sua casa de verão em Scarsdale, Nova York, para depois viajarem de carro até a Flórida para aproveitarem o inverno em seu apartamento de Miami.
Foi em uma dessas viagens de volta a Nova York, que os Romers encontraram seu destino misterioso.
Eles partiram para a longa viagem, na manhã de 8 de abril, em seu Lincoln Continental preto.
No final daquela tarde, eles fizeram sua primeira parada durante a noite em um motel na cidade de Brunswick, Georgia.
Ela acabou por ser a última parada do casal.
Eles fizeram o check-in e deixaram suas bagagens em seu quarto.
Então saíram, possivelmente para procurar algum lugar para jantar.
Um policial rodoviário relatou ter visto o carro deles passar pela estrada naquela noite.
Se assim foi, ele foi o último a ter visto os Romers em seu Lincoln Continental.
Eles nunca chegaram a qualquer restaurante e nunca mais voltaram para o motel.
Somente após 3 dias que uma investigação mostrou que suas camas no motel nunca haviam sido usadas por eles.
Uma pesquisa minuciosa da área não pôde encontrar absolutamente nenhum traço dos Romers ou do seu carro, nenhuma pista qualquer. Eles simplesmente desapareceram juntamente com seu veículo sem deixar vestígios e jamais foram encontrados e nem tão pouco qualquer tipo de pista a respeito do que poderia ter acontecido.
Ficou sendo mais um dos inúmeros casos de desaparecimentos inexplicáveis.

Locais de alta incidência de desaparecimentos:

Certos locais no planeta tem adquirido a reputação de lugares onde desaparecimentos humanos são muito comuns.
Alguns deles, como o "Triângulo das Bermudas" e o "Triângulo do Diabo" do Japão, tem formado parte dos estudos populares paranormais há décadas.
Não obstante, as montanhas tem um papel maior como locais de desaparecimentos misteriosos do que qualquer outro lugar.
Na antiga tradição, os viajantes que paravam perto demais das montanhas gregas dos montes Parnassos ou Olimpo frequentemente não eram mais encontrados.
O El Yunque, de Porto Rico, o Mt. Glastenbury de New Hampshire, e o Mt. Inyangani da área leste de Zimbabue são também lugares com má fama, no que se diz respeito aos vastos casos inexplicáveis que tem ocorrido neles e ao seu redor.
O El Yunque, sempre envolvido em névoa, tem sido a fonte de fenômenos misteriosos envolvendo o paranormal e mais recentemente, OVNI's.
Dúzias de indivíduos, turistas de fim de semana e campistas tem desaparecido inexplicavelmente na floresta tropical.
Uma criança desapareceu enquanto descia uma trilha com seus pais e mesmo as equipes de resgate enviadas para investigar tem sido engolidas por esta enganosa área selvagem.

Agentes florestais rapidamente culpam areias movediças e buracos inexplorados como razões para estas evaporações, mesmo quando elas ocorrem em áreas muito distantes de onde são encontradas estas condições.
Os desaparecimentos de Mt. Glastenbury causaram agitação na rural e pacífica Vermont.
Durante um período de cinco anos, de meados de 1940 ao início de 50, sete indivíduos desapareceram de seu pico perto de Bennington, Vermont.
Diferentemente de El Yunque, este local não tinha história anterior de ser um daqueles nos quais as pessoas desaparecem no ar.
Um número de teorias, variando de atividades de magia negra a abduções OVNI's tem sido disseminadas para explicar estes desaparecimentos.
A primeira vítima de Mt. Glastenbury, muito curiosamente, era um guia de montanha que levava caçadores em trilhas selvagens.
Este guia, mais quatro caçadores, nunca mais foram vistos novamente.
Uma outra vitima foi perdida sob condições ainda mais esquisitas: ele tomou um ônibus em Saint Albans, Vermont, sentou-se, foi percebido pelo motorista e por outros passageiros, mas nunca foi visto descendo do onibus que era um onibus direto até Bennington.
Nunca mais foi visto.

Mount Inyangani de Zimbabue talvez seja o mais intrigante e interessante dos locais de montanha conhecidos por sua habilidade em fazer pessoas desaparecerem, precisamente porque, em alguns casos, estes desaparecidos tem voltado com histórias espetaculares para contar.
A investigadora de OVNI's, Cynthia Hind, em um artigo para a revista FATE, discute a experiência que aconteceu a um vice ministro do governo do Zimbabue, que se perdeu em Mount Inyangani com dois companheiros.
Segundo o vice ministro, os três homens andaram sem destino em um estado de confusão, sem sentirem fome ou sede, todo tempo acenando freneticamente para as pessoas da equipe de resgate, que não conseguiam vê-los.
Aparentemente, certos sacrifícios de sangue foram oferecidos às "entidades protetoras" da montanha que possibilitaram que os três homens reeentrassem no continuum espaço-tempo normal.
O artigo de Hind continua para dizer que anteriormente nos anos 80, um assistente distrital de uma localidade que inclui o Mount Inyangani esteve envolvido em uma operação de resgate realizada para encontrar um funcionário desaparecido do governo.
Os velhos da tribo Tangwena foram informados da súplica do funcionário e um ritual destinado a reassegurar seu retorno foi realizado.

O funcionário desaparecido foi encontrado no dia seguinte, não estava mal por causa da experiência, mas incapaz de se recordar do que tinha feito durante os dois dias em que esteve desaparecido.
Outros tem tido menos sorte e seus desaparecimentos nunca foram resolvidos.
A eficácia do ritual mágico nestes casos indica que haja uma inteligência de algum tipo que pode ser persuadida, de acordo com a ocasião, para devolver aqueles que tenham tomado, ou inadivertidamente tenham invadido seu domínio.
Será que os antigos Tainos de Porto Rico tinham magias para trazer seus perdidos das profundezas enevoadas de El Yunque?
Nunca saberemos.

Lagos Misteriosos:

Os humanos sempre tem tido um saudável respeito por certos corpos de água, principalmente lagos de água fresca com má reputação. Alguns deles incluem os lagos escoceses e irlandeses investigados pelo falecido F. W. Holiday e lagos e lagoas em outros lugares do mundo que abrigam monstros ou formas de vida exóticas.
Ainda outros lagos são notórios pelo assunto que nos ocupa aqui: misteriosos desaparecimentos humanos.
O pesquisador britânico de mistérios H.P. Wilkins olhou as tradições associadas aos lagos "quentes" do canto nordeste da Islândia, a terra não ocupada conhecida pelo famoso apelido de Od dharhraun.
Esta vasta terra vazia hospeda o vulcão Askja, uma cratera gigantesca de 13 milhas, cercada por um panorama lunar de campos de lava e cinza negra.
Neste canto sombrio do mundo, lembra a Mordor de Tolkien, entrou um grupo de jovens geólogos alemães realizando uma observação da surpreendente atividade vulcânica islandesa.
Eles chegaram em 1905 na vila pesqueira de Husavik e contrataram um guia para levá-los a Od dharhraun, considerado pelos islandeses como um lugar malévolo e sobrenatural.
Contra as advertências de seu guia, os alemães fizeram acampamento na região e dois deles usaram um bote para alcançar o centro do lago vulcânico.
Quando seu companheiro, que permaneceu fora do litoral, se voltou para examinar o progresso de seus camaradas, ele ficou atônito ao notar que eles não mais estavam lá. Os cientistas e o barco deles tinha desaparecido.
As autoridades mais tarde empreenderam um esforço de resgate e o lago quente foi dragado, mas os cientistas tinham desaparecido completamente.

Wilkins acrescenta a esta história que qualquer investigador que passe algum tempo no interior solitário da Islândia pode facilmente coletar um bom número de histórias a respeito de desaparecimentos bizarros.
Estes lagos indutores de desaparecimentos nem sempre estão seguramente localizados em remotas regiões de países longuínquos.
George Andrews, autor de Amigos e Inimigos Extraterrestres, inclui a perturbadora atividade sobrenatural que rodeia o lago Whitney na área de Dallas/Ft. Worth (EUA).
Citando um artigo do "Fort Worth Star Telegram" que apareceu em 1976, Andrews nos apresenta uma massa de água no qual pessoas e veículos tem desaparecido das formas mais invulgares possíveis.
Quase uma dúzia de carros tem saído da estrada para dentro da água desde a década de 1950, e aviões tem inexplicavelmente afundado em suas profundezas.
Mergulhadores submarinos também tem desaparecido, embora Whitney seja um lago de contenção sem correnteza.
OVNI's tem também sido avistados na vizinhança.
O veredito oficial a respeito dos desaparecimentos misteriosos, na maioria dos casos, é "negligência levando ao afogamento".
Os incidentes do lago Whitney nos permitem a transição de uma razão passiva para os desaparecimentos para uma ativa, que tem recebido a maior parte da atenção durante várias décadas: OVNIs.
É inegável que exista uma forte ligação entre a pesada atividade UFO e os desaparecimentos misteriosos.


Para onde foram todas essas pessoas desaparecidas, como se houvessem sido desintegradas de uma forma sobrenatural sem deixar qualquer vestígio?


O pesquisador Phil Imbrogno ressalta o agudo aumento de relatos de crianças desaparecidas pouco depois da irrupção de atividade ufológica sobre o Hudson Valley na década de 1980.
Aproximadamente 3.000 crianças desapareceram apenas do condado de Westchester, NY.
Os agentes da lei ficaram atônitos tanto pelo número de crianças desaparecidas como pelo fato de que eles nunca apareceram em casas no meio do caminho ou distritos de luz vermelha (casas de prostituição).
Patrice Gaston, cujo livro "Disparitions Mysterieuses" permanece como o manual do fenômeno dos desaparecimentos humanos, nota que no irromper dos ainda não explicados blecautes que mergulharam a cidade de New York City e o Nordeste na escuridão de 1965, no meio de uma pesada atividade OVNI, 4 milhões de pessoas foram relatadas como desaparecidas apenas pela Companhia Tracers nos EUA; um aumento de 2 milhões da estastística anual média de pessoas que são listadas como desaparecidas.
Acrescente-se a esta estastística o número de desaparecimentos inexplicáveis que sucederam nos misteriosos blecautes que engolfaram o planeta (da Argentina ao Oriente), e lembrem-se da declaração de Charles Fort, "acredito que estamos sendo pescados".
Contudo, devemos nos refrear de sucumbir a tentação de colocar a culpa completamente nos OVNI's, a maior parte dos desaparecimentos, como aqueles ressaltados anteriormente, ocorreram independentes de ondas OVNI.

As perguntas verdadeiramente difíceis a respeito dos misteriosos desaparecimentos de seres humanos através das épocas são:

(a) o que causou seu desaparecimento?

e

(b) o que foi feito deles?


Várias teorias tem sido apresentadas para responder a estas perguntas perturbadoras.
O erudito britânico F.W.H. Myers acreditava que para cair pelas fissuras que levam da nossa realidade para uma outra, completamente inimaginável, a vítima deve ter um "talento" oculto que ele nomeou de "diátese psicorrágica".
Esta condição mental ou habilidade causa um rompimento do tecido da mente, energia e matéria enviando a indefesa vítima pelas fendas da realidade.
Segundo Myers, esta habilidade causaria uma passagem abrupta, não desejada e não intencional de nosso mundo tridimensional a um mundo de quatro dimensões, ou permitira a passagem de estranhas criaturas de sua própria dimensão para a nossa.
Se Myers estava na pista certa, então alguém também pode supor que pode haver aqueles que tem aperfeiçoado este talento e o utilizem para se teleportarem entre mundos ou planos de existência.
Os felinos misteriosos, monstros peludos, criauturas quiméricas que compõe a espinha dorsal da pesquisa cética podem ter uma predisposição instintiva para a teleportação, assim atravessando [intercambiando] entre a nossa realidade e a deles à vontade.
Os autores D. Scott Rogo e Jerome Clark sugerem que entre as características físicas de muitas criaturas bizarras relatadas, a maioria apresentava olhos luminosos, sugerindo que a dimensão de seu mundo poderia ser de escuridão.

O parapsicólogo argentino Juan Jacobo Bajarlya oferece uma explicação diferente: a parapsicologia admite a existência de um fenômeno conhecido como hiloclastia, que é a penetração da matéria pela própria matéria.
Este fenômeno explica como um objeto sólido pode atravessar uma parede por outra dimensão sem deixar um traço físico.
Embora a teleportação seria um efeito colateral da hiloclastia, o Dr. Bajarlya nos adverte que os efeitos paranormais somente aconteceriam em um estado de transe.
O indivíduo deve entrar no estado de transe que ele denomina paragnosia (o estado de consciência paranormal), que supera os cinco sentidos, ao longo da razão e da vontade livre.
A energia produzida pelo indivíduo vivenciando esta condição, geralmente como resultado do medo, pode ser tão intensa que faça com que a vítima levite ou seja atirada a uma outra dimensão, ou a coloque em um lugar inalcançável.
Um tratamento mais completo deste hipótese interessante aparece no trabalho do Dr. Antonio Las Heras, "Respuestas al Triângulo de las Bermudas".

Gordon Creighton, editor da prestigiada Flying Saucer Review, e o ufologista espanhol Salvador Freixedo tem expressado uma crença que seres elementais conhecidos no islamismo como djinn, jinas, ou gênios são os responsáveis por estes enigmáticos desaparecimentos.
Os elementais árabes tem a sua contrapartida nas fadas européias e nos anões e espíritos nativos americanos.
O djinn tem um grande prazer em se meter nos assuntos humanos, e são capazes de fazer isto porque são invisíveis aos nossos olhos.
Eles tem a habilidade de aparecerem em nosso mundo sob o disfarce que escolherem e tem grande prazer em abduzir humanos. Finalmente, voltamos aos UFOS como causa de desaparecimentos.
Em um caso perturbador, ocorrido em Cajamarca, Peru (não foi dado a data), uma mulher chamada Isabel Tuct foi raptada em um piscar de olhos por um brilhante UFO que repentinamente desceu enquanto ela estendia a roupa lavada para secar.
Vários vizinho testemunharam o evento e o caso permanece não resolvido.

O testemunho dos funcionarios de Zimbabue que desapareceram em Mt. Inyangani permanece o único meio de responder a segunda pergunta, o que acontece com aqueles que desaparecem sob estas circunstâncias.
Conquanto ele não tenham sentido nem fome nem cansaço naquele tempo, é altamente improvável que isto permanecesse indefinidamente.
Uma nota mais importante, é interessante saber que esqueletos das vítimas de Mt. Glastenbury em Vermont costumam aparecer muitos e muitos anos mais tarde. Será que eles agem para espelir o corpo físico de volta para a nossa realidade?

Talvez cair em uma dobra de espaço/tempo/realidade tenha consequências devastadoras para a vítima, perturbando seus sentidos e causando danos irreparáveis.
Charles Fort menciona o súbito aparecimento de "homens selvagens" aparentemente amnésicos na Inglaterra durante o inverno de 1904-1905.
Eles estavam nus e falavam uma linguagem desconhecida entre os especialistas disponíveis da polícia.
Poderiam eles terem sido vítimas de desaparecimentos misteriosos e terem reaparecido em outro lugar e tempo, tendo suas mentes arruinadas por essa passagem não natural?

Muitas teorias e teses existem a respeito desses misteriosos desaparecimentos que ocorrem em nosso mundo até os dias atuais, mas comprovadamente nada de concreto foi descoberto, deixando as famílias e amigos dos desaparecidos com um grande vazio em conjunto com as dúvidas que assombram os que ficam:

O que aconteceu?

Para onde foi?

Onde está?

O triste é observar que estas perguntas provavelmente nunca serão respondidas.

=================================================================================

Abaixo estão listados casos sobrenaturais de desaparecimentos, onde as vítimas nunca mais foram encontradas, e nem tão pouco nenhum vestígio foi encontrado: