A HISTÓRIA DOS CARROS
FUNERÁRIOS


"A última viagem!"
Nesse trajeto final, o qual marca o término de uma existência, todos passarão um dia,
mesmo sem perceber de forma consciente. Mas como seria?
Em 99% dos casos, com certaza, a bordo de um Carro Funerário ou também conhecido como "Carro Fúnebre",
mesmo para aqueles que desejam ser cremados, pois também para esses casos, existe a necessidade do transporte do corpo.


Na matéria a seguir está uma breve história desses veículos assustadores e tênebres, os quais provocam assombro e medo em muitas pessoas, pois são neles que inúmeros corpos daqueles que partiram fazem sua última viagem para o descanso final.

=================================================================================

A palavra "carro funerário" vem do Inglês Médio "herse", que se refere a um tipo de candelabro muitas vezes colocados em cima de um caixão.
Não se sabe a data exata, mas em determinado momento do século XVII, as pessoas começaram à usar esta palavra para se referir às carruagens puxadas por cavalos que transportavam os caixões com os corpos dos falecidos até o local de seu sepultamento durante um cortejo fúnebre.
Os carros funerários permaneceram puxados por cavalos até a primeira década do século XX, época em que surgiram os primeiros carros funerários motorizados, sendo que ninguém sabe ao certo a data exata do início do seu uso, mas cogitá-se que foi entre os anos de 1901 e 1907.

- Sua história nos Estados Unidos (USA):

Existe uma curiosidade muito interessante com relação aos primeiros carros funerários que entraram em uso; seus motores eram elétricos, sendo que o primeiro carro funerário movido com motor à combustão surgiu em 1909.
O responsável por sua criação foi H. D. Ludlow, um proprietário de casa funerária, o qual encomendou a construção de um veículo para transporte fúnebre em um chassis de ônibus.

Este novo tipo de carro funerário foi bastante popular entre os clientes mais ricos da época, sendo que a funerária e Ludlow o utilizou para 13 funerais e em seguida o substituíu por um modelo maior.
A inovação do transporte fúnebre inventado por Ludlow foi uma inovação na época, mas a maioria dos donos de funerárias acharam esse tipo de transporte muito caro, cerca de US $ 6000 por carro funerário, contra o custo de US $ 1,500 dos carros fúnebres antigos puxados por cavalos.
Mas em pouco tempo, com a produção de maior quantidade de motores à combustão, seu preço se reduziu, em conjunto com o aumento de potência e desempenho devido aos avanços tecnológicos que aconteciam de forma acelerada no início do século XX.
Devido à este fato, os mesmos donos de funerárias, os quais antes criticavam os novos carros fúnebres movidos com motores à combustão devido ao seu alto preço, perceberam que eram vantajosos para seus negócios, pois eram mais rápidos, e com eles poderiam ser realizados mais funerais por dia.

Desta forma os carros funerários movidos com motor à combustão se tornaram padrão a partir da década de 1920.
No mesmo ano em que começaram à ser utilizados os primeiros carros funerários movidos com motor à combustão (1909), a empresa "Crane and Breed Company" de Cincinnati, Ohio (USA) , tornou-se o primeiro fabricante oficial de carros funerários.
Seus veículos se deslocavam à uma velocidade máxima de 48 quilômetros por hora, bastante rápido para os padrões da época.
Os motores utilizados eram de quatro cilindros, e geravam apenas 30 cavalos de potência, possuindo três velocidades de transmissão.
Outras empresas logo começaram à oferecer carros funerários de fabricação própria.
Estes primeiros carros funerários movidos à gasolina imitavam o desenho quadradão dos carros funerários antigos puxados por cavalos, mas em 1930 o mais longo carro funerário, um estilo Landau foi introduzido por Sayers e Scovill, e sua forma elegante de limousine permanece popular até hoje.
Não era incomum no início e em meados do século XX, os carros funerários, além de servirem para funerais, também funcionassem como ambulâncias, dependendo da necessidade imediata da comunidade, sendo que os regulamentos para as ambulâncias se tornaram mais rigorosa após a década de 1970, sendo divididas as finalidades de uso, com um tipo de veículo para serviços fúnebres e outro para servir como ambulância.

- Sua História no Brasil:

O transporte dos mortos passou por várias fases, de acordo com a evolução dos recursos existentes.
Diversos tipos de transportes foram utilizados, tais como:

a. Em redes:
Em locais mais afastados e sem recursos de transportes, os mortos eram transportados enrolados em lençois, e carregados em uma espécie de "rede" até o cemitério;

b. Em Carros de Boi:
Este tipo de transporte também foi muito utilizados, o qual levava o corpo falecido em um "Carro de Boi", que era um transporte típico utilizado em vários locais do Brasil todo;

c. Em Carroças:
Da mesma forma empregado pelos "Carros de Boi", os mortos eram transportados em "Carroças" até o seu destino final;

d. A pé:
Mesmo nos dias de hoje, o transporte do morto, ainda é feito "A Pé", com os amigos e falimialres segurando o caixão através de alças até o cemitério.
Esse tipo de funeral é utilizado de acordo com a preferência da família, tendo como um último ato de amor e dedicação ao felecido, transportando-se pessoalmente até o seu descanso final;

e. Em Carruagens:
"Carruagens" luxuosas foram utilizadas para o transporte fúnebre de em enterros mais luxuosos de parentes ou amigos de famílias com maior poder aquisitivo;

f. Vagão Ferroviário:
Na "Ferrovia Paulista", existiu um "Vagão Funerário", o qual foi reformado e está exposto no "Museu Ferroviário de Paranapiacaba".
Este vagão era utilizado para transportar os corpos de falecidos do litoral de São Paulo para o planalto, permitindo que pudesse ser realizado em seu interior o "Velório", pois o caixão ficava no meio do "Carro Salão", com velas ao seu redor, e os familiares e amigos poderiam acompanhar seu translado fazendo orações ao seu redor, ou sentados em poltronas em um outro vagão acoplado.

Link com os detalhes: "Vagão Funerário de Paranapiacaba".

Com a chegada no Brasil dos primeiros carros no início do século XX, ocorreu a adaptação de alguns modelos para serem utilizados como "Carros Funerários", substituindo os meios de transporte mais rústicos que eram empregados anteriormente.

A seguir estão expostas algumas fotos de veículos "Funerários" antigos e mais novos que foram
utilizados no Brasil desde o início do século XX:


1

Vagão Funerário


Este vagão funerário está exposto no "Museu Ferroviário" de Paranapiacaba.
Nele foram transportados os falecidos do litoral de São Paulo até o planaldo por volta da década de 1950 / 1960.

 

2

Ford 1925


Este Ford 1925, segundo informações, era utilizado na funerária Araújo na cidade de Santa Bárbara do Oeste, estado de São Paulo - Brasil.

 

3

Jeep Rual Willys


Este é um Jeep Rual Willys adaptado como Carro Fúnebre, o qual era utilizado pela prefeitura municipal da cidade de Pirajú, estado de São Paulo, Brasil, no início dos anos 1970.

 

4

Ford 1925

Ford 1925 adaptado como "Carro Funerário".
Observa-se o cuidado na preparação dos ornamentos e a cobertura para o Caixão. Este modelo foi um dos primeiros à ser utilizado no Brasil.

 

5

Esta carroça, adaptada como "Carro Funerário", também foi utilizado no Brasil antes dos modelos motorizados serem implantados.

 

6

Chevrolet Ramonia, fabricado em 1929


Este famoso "Carro Funerário", o qual está em exposição na cidade do Guarujá - SP, foi o que transportou o corpo de Alberto Santos Dumont (Pai da Aviação) em 1932.

 

7

O da frente é um Chevrolet 1938. e o de trás um Fordinho 1931


Carros Fúnebres passando em frente aos armazéns do cais do porto do Rio de Janeiro na Década de 1930.

 

8

Carruagem Fúnebre


Consta que essa "Carruagem Fúnebra" era utilizada no ano de 1853.

 

9

Chevrolet Tigre TIGRE 1935


Este ilustre "Carro Fúnebre transportou o caixão do Presidente GETÚLIO VARGAS em São Borja - RS em 1954.

 

10

Chevrolet Caravan


O Chevrolet Caravan foi um dos "Carros Fúnebres" mais utilizados no Brasil, sendo que devido à isto, existem muitas pessoas "cismadas" em comprar um veículo desse modelo, temendo que possa ter sido utilizado para transporte de falecidos.

 

11

Cadillac 1955


Este lindo Cadilac ano 1955 foi adptado como "Carro Fúnebre", atendendo com um toque de luxo os funerais mais exigentes da época.

Não importa o ano ou o modelo, mas sim a importância desses veículos assustadores e curiosos, os quais levam em uma última viagem os corpos de pessoas diversas que passaram por esse mundo, sendo sua despedida final para um destino onde nunca mais retornarão, deixando apenas para trás, suas histórias e recordações.