A MALDIÇÃO DO CARRO DE
JAMES DEAN


"Nada melhor do que realizar um passeio cultural para ampliar os conhecimentos.
Mas, e se nesse passeio você visitasse os museus mais estranhos e assustadores do mundo, nos quais estão expostos coleções de corpos humanos, cabeças de assassinos, restos de hospitais psiquiátricos, cenas de crimes famosos, partes de corpos humanos e seres mutilados?."

Na matéria a seguir estão descritos detalhes de alguns dos museus mais estranhos e aterradores do planeta.
Que tal fazer uma visita "Além da Imaginação" em alguns deles?

=================================================================================

James Dean foi um jovem ator americano, o qual chegou à participar de poucos filmes em sua rápida passagem pelo mundo, sendo os mais conhecidos: "East of Eden", "Rebel Without a Cause", e "Giant", tornando-se um ídolo de toda uma geração.

(Veja a Mini Biografia de James Dean no Obituário da Fama: James Dean.

James Dean morreu aos 24 anos quando estava no auge do sucesso, em um acidente um acidente com seu Porsche 550 quando ia para uma corrida na cidade de Salinas, Califórnia (EUA) [Coordenadas GPS: Latitude / Longitude = 36°40'52.23"N, 121°39'14.50"W].Sua morte marcou de forma profunda seus admiradores e fãns, no entanto algo estranho iria acompanhar esse acontecimento.Desde o dia de sua morte, aconteceram coisas muito estranhas com os restos de seu carro, o Porsche 550 Spyder.
Em 1960, a carroceria do veículo sumiu.

Em 30 de setembro de 1955, o "Golden Boy", como era chamado, morreu aos 24 anos em um acidente automobilístico a bordo de seu Porsche 550, no auge de sua carreira artística.Dean, um apaixonado por carros, participava de competições de automóveis, mas no dia em que iria estrear sua nova "máquina", um Porsch modelo 550, aconteceu a tragédia.
O Porsch 550 de James Dean tratava-se de um dos carros esportivos mais conhecidos da história, com motor de 4 cilindros e 1500 cilindradas, com 100 cavalos de potência.Os fãs se negaram a acreditar no desaparecimento do ídolo e diziam que ainda estava vivo; teria ficado desfigurado depois do acidente, diziam os boatos.
O que de fato aconteceu depois do acidente foram coisas estranhas com os donos das peças que restaram do carro de Dean.
Mortes, acidentes raros e, o mais absurdo de tudo, o Porsche 550, apelidado por Dean de "Little Bastard", simplesmente desapareceu.

Uma maldição ou Puro acaso?


Naquele fatídico dia, James Dean havia decidido levar o carro sobre uma plataforma até o local da corrida, mas tal idéia foi descartada, pois Dean queria ter uma idéia de como o carro se comportaria na hora de enfrentar seu primeiro desafio.
Mas seus amigos já o haviam advertido sobre o perigo que iria correr ao dirigir uma máquina de grande potência como aquele Porsch.

James Dean então acompanhado por seu mecânico, Rolf Wütherich, partiu para a viagem até Salinas.
Após uma hora de viagem, chegaram a um cruzamento próximo à cidade de Cholame [Coordenadas GPS: Latitude / Longitude = 35°44'4.19"N, 120°17'5.02W].


Exibir mapa ampliado 
Local do acidente faltal que vitimou James Dean, e onde hoje existe uma "Placa" como um Memorial em sua homenagem.

Nesse ponto Dean avistou outro veículo vindo em sua direção pela contramão.

Então disse para Rolf Wütherich:
- "Ele tem que parar, ele tem de nos ver", gritou Dea
n.

Mas não foi assim. Dean bateu em um Ford Custom Tudor modelo 1950 dirigido por Donald Turnupseed, o qual vinha na direção oposta e não percebeu a presença do Porsche prateado.
Dean vinha rápido antes, amaciando o motor, mas no momento da batida nenhum dos carros estava acima do limite de velocidade, muito pelo contrário.
O corpo de alumínio do Porsche, pesando aproximandamente 550 quilos, mais a massa dos dois passageiros, encontra o de aproximadamente uma tonelada e meia do Ford, seu V8 Mercury e mais o condutor, no sentido contrário. O ângulo da batida, meio em diagonal devido ao leve desvio que o Ford faria durante a conversão à esquerda, foi decisivo para que os ocupantes do Porsche sofressem a maior parte do impacto.

O acompanhante, de Dean, Rolf, quebrou uma perna e sofreu contusões múltiplas e cortes por todo corpo, mas o James Dean não resistiu aos ferimento a acabou morrendo à caminho do hospital.
O motorista do outro carro pouco se machucou e declarou que não viu o carro de Dean se aproximando de frente.


Desenho para análise técnica sobre o acidente que vitimou "James Dean"

Mas a tragédia não acabou com a morte de Dean.
Ao redor dos restos desse Porsche 550, ocorreu uma série de histórias que sempre levam a mesma questão.

O carro de James Dean teria algum tipo de maldição?

A companhia de seguros vendeu o que restou do carro; foi então que começaram as sucessivas tragédias:

=> George Barkuis, o motorista que dirigia o caminhão que foi buscar o carro "destroçado", morreu quando o Porsche caiu sobre ele no mesmo lugar do acidente.

=> Um especialista em carros para Hollywood, chamado George Barris comprou o carro por US$ 2.500.

=> Quando o carro chegou à garagem de Barris, ele deslizou e caiu sobre um dos mecânicos que o descarregavam, quebrando suas pernas.

Com muito medo, Barris começou a separar as partes do carro que poderiam ser revendidas, o que não seria difícil.
Barris afirmou que nunca teve boas sensações perto do Porsch 550, mas acreditava que era apena superstição de sua parte.

=> No entanto suas suspeitas se confirmaram em outubro de 1956, quando a pessoa que havia comprado o motor do carro de Dean (Troy Mc Henry, um médico de Beverly Hills) morreu ao usá-lo pela primeira vez em seu carro.

=> Logo depois, outro de seus clientes, William Eschrid, o qual comprou o câmbio do veículo, bateu o carro violentamente, mesmo assim sobreviveu e contou que seu automóvel simplesmente travou bruscamente sem explicação.

=> As rodas foram vendidas a um jovem que uma semana depois se envolveu em um acidente devido a um defeito nas rodas que pertenceram ao Porsche de Dean.

Mas a história não terminou neste fato.

=> Em uma corrida internacional, um menino tentou roubar o volante do Porsche de Barris (que antes foi de Dean) e cortou o braço.

Tentando se livrar da má sorte do carro, Barris emprestou para a polícia da Califórnia o que restava da carroceria do 550, para utilizá-la como exemplo da imprudência no trânsito.

=> Antes que as autoridades o levassem, a garagem onde estava guardado pegou fogo e misteriosamente o Porsche de Dean se salvou, ao contrário do resto dos carros estacionados no local que ficaram completamente destruídos com as chamas.

=> No dia em que o carro foi colocado em uma exposição em Sacramento, caiu do estante e machucou um adolescente.

=> Quando o carro foi transportado para uma exposição próximo da cidade de Salinas, o caminhão patinou na pista e bateu. O motorista morreu.
Em 1958, Barris emprestou a carroceria do Porsche 550 para ser exposta em uma amostra sobre segurança veicular em Miami, Flórida.

=> Quando o carro foi colocado em cima do caminhão para ser levado a Los Angeles, desapareceu misteriosamente.
Nunca chegou ao seu destino.
Até hoje o paradeiro do "Little Bastard" é desconhecido por completo.

Maldição ou coincidência?

=> A sorte do acompanhante de Dean também não foi a melhor.
Em 1981, o mecânico Rolf Wuetherich morreu em um acidente automobilístico na Alemanha, quando dirigia um Honda.

Mas como o Porsch "Little Bastard" de James Dean desapareceu?

No final de 1959, depois que o carro tinha sido exposto em uma convenção da polícia na Flórida, ele seria enviado de volta para a casa para Barris, na Califórnia.
O Porsch então foi carregado em um caminhão com compartimento fechado em Miami, e a sua porta foi selada com cuidado.
Quando o caminhão chegou em Los Angeles, oito dias depois, o selo na porta ainda estava intacta, mas o Porsche estava faltando.
Poof - ele tinha simplesmente desaparecido.

Dez anos depois, JJ Armas, um conhecido investigador particular internacional, estava com seu veículo na oficina de Barris para instalalção de de alguns equipamentos de vigilância.
Barris então comentou para JJ Armas sobre o misterioso desaparecimento do carro de James Dean durante o curso da conversa, e Armas se ofereceu para investigar sobre o caso.
Cerca de um mês depois, Armas chamou Barris e informou-o que o carro, na realidade, nunca foi carregado no caminhão na Flórida..
Armas investigou de forma inteligente os registros dos postos de pesagem onde o caminhão havia parado no durante a sua viagem da Flórida para a Califórnia, e o peso do caminhão sempre foi o mesmo em toda a extensão do país, não se alterando em momento algum.
Isso quer dizer que da forma que o caminhão partiu, chegou, sem mudanças na carga, e como o carro não estava em seu interior no destino, obviamente também não deveria estar em sua partida.

Quando Armas localizou o motorista do caminhão, ele relatou o seguinte:
- "Eles me entregaram os documentos necessários para o transporte, e o caminhão com a porta fechada e selada, e isso é tudo que eu sei sobre o caso.
- "Eu não estava lá quando ele foi carregado, portanto não sei o que tinha lá dentro".


Ao longo dos anos, dezenas de pessoas se aproximaram de Barris afirmando que sabiam do paradeiro do "Little Bastard".

- "Eu ouvi todos os tipos de histórias, como "ele está na garagem de uma pessoa"', ou "ele está embrulhado em plástico no fundo de um lago"', ou " ele está em cima de um telhado", e todos os outros tipos de coisas fantasiosas que possam dizer, mas tudo mentira.

Com todo a repercussão que existia sobre o carro, parecendo que ele tinha vida própria, Barris recolheu as partes remanescentes que ele ainda possuía do carro, e junto com algumas fotos, criou um cartaz para ser exposto no "Volo Auto Museum", em Illinois.
Para ajudar a promover a exposição, o Museu Volo ofereceu uma recompensa de US $ 1.000.000 para quem conseguisse devolver o carro, mas com a condição de que antes deveria ser inspecionado por Barris para autenticá-lo como o carro verdadeiro.
Mensagens do mundo todo surgiram na na esperança de ganhar o dinheiro da recompensa.
Barris lembra:
- "Certa vez eu recebi um e-mail e uma foto de um cara da Argentina que disse que ele estava com o carro em um local seguro, e queria reivindicar a recompensa.
Eu disse a ele que se ele queria fazer um pedido de milhões de dólares, ele deveria pegar pelo menos o ano e o modelo do carro que estava com ele.
Então ele respondeu que tinha um a Porsche Speedster 1960, e Dean morreu em um Porsche Spyder 1955"!
Então, ele disse que seu falecido pai tinha adquirido "Little Bastard" e agora estava em seu poder.
Este homem queria ser pago antes de mostrar o carro.
A rede de TV ficou sabendo disso e, pensando que poderia ter os ingredientes para um desses "programas especiais".
Então o pessoal do canal de TV ofereceu para o Argentino $ 25.000 para mostrar-lhes o carro.
Ele disse que queria mais do que isso, assim elevou para US $ 40.000, depois 65.000 dólares, mas ainda não era suficiente; afirmou que deveria ser $ 125.000.
Nesse ponto, o pessoal do canal de TV decidiu que não valia a pena e perdeu o interesse no coisa toda.

Mesmo assim, Barris ainda estava curioso.
Ele relata que teve acesso à "espiões" na região node o carro supostamente estaria guardado, e após investigações, foi descoberto que o Porsch não era mesmo o "Little Bastard", e sim um Jaguar acidentado. Era na verdade, um golpe.
A última notícia que ele ouviu, foi de que as peças que sobraram do carro estavam com um proprietário de carros de corrida em Massachusetts, o qual tinha o motor e a transmissão do Porsch, mas isso não foi confirmado.

"Há uma coisa mais interessante sobre o caso:
"Em 1997, foi personalizada uma uma réplica do carro de Dean para um filme sobre sua vida, estrelado por Casper Van Dien, e da mesma forma, quando estávamosna oficina, a mesma coisa aconteceu com a réplica, da mesma forma como aconteceu com o original, "no manuseio do carro sua lanterna foi danificada!

Todos os fatos ocorridos com o "Little Bastard" foram resultado de uma maldição, ou seriam somente "Várias" coincidências?

Coincidências demais não chegam à ser algo suspeito?

 

1


Foto tirada poucas horas antes do acidente, mostrando "James Dean" e seu Porsche 550 Spyder.

 

2


Destroços do carro de James Dean

 

3


Destroços do Porsche 550 Spyder de James Dean no local do acidente

 

4


Ford Tudor 1950, semelhante ao veículo que bateu no carro de James Dean

 

5

Moulagen Museum, Zurique - Suíça


Destroços do carro de James Dean em uma garagem após sua remoção do local do acidente

 

6


Ambulância aguardando a remoção de James Dean no local do acidente

 

7



Foto de Donald Turnupseed, motorista do Ford Tudor 1950, o qual colidiu com o Porsch de James Dean

 

8


Os restos do Porsch de James Dean, exposto em uma campanha para prevenção de acidentes de trânsito

 

9


Foto mostrando o Porsch de James Dean à frente, e ao fundo o Ford Tudor 1950 que provocou a colisão

 

10


Porsch 550 Spyder de James Dean