JAMES DOOHAN

Ovni's e Alien's
Principal

 

Ator


[03 / 03 / 1920 <==> 20 / 07 / 2005]

James Doohan foi um famosos ator americano, o qual é mais lembrado e conhecido por seu papel de "Montgomery" Scotty "Scott", o engenheiro chefe da nave espacial "Enterprise", na mundialmente popular série de ficção científica dos anos 1960 "Star Trek" e os filmes subseqüentes.

Nascido em British Columbia, no Canadá, ele serviu na Royal Canadian artilharia durante a Segunda Guerra Mundial, e perdeu o dedo médio da mão direita depois que as forças canadenses atacaram ao desembarcar em Juno Beach, durante a invasão do Dia D na Normandia.
James Doohan apareceu em alguns filmes no cinema e na televisão nos anos 1950 e início dos anos 1960 antes de interpretar o seu personagem mais famoso como o ríspido, mas sempre engenhoso engenheiro-chefe Scott, na série de TV "Star Trek" [1966 - 1969], a qual foi lançada pelo seu criador "Gene Roddenberry".

Desde então ele passou a ser um membro importantíssimo de "Star Trek".
Depois que a série terminou após três anos, ele emprestou sua voz para a série do início dos anos 1970 "Star Trek" em desenhos animados.
Também continuou com o papel de "Scotty" nos seis filmes subsequentes de "Star Trek" para o cinema e participou em um episódio de "Star Trek: The Next Generation".
Muitas das frases que ele citava durante os episódios e filmes de Star Trek" entraram para o dicionário dos fãs.
James Doohan manteve uma enorme popularidade em sua carreira, e muitas vezes apareceu nas convenções de "Star Trek" para o deleite dos fãs.

Apesar do declínio da saúde, ele foi em uma homenagem que foi feita à ele na "Calçada da Fama" no ano de 2004.

James Doohan casou-se três vezes, teve sete filhos e atuou em 80 filmes ao longo de seus 50 anos de carreira.

James Doohan faleceu em 20/07/2005 com 85 anos de idade de pneumonia e Mal de Alzheimer em sua casa na cidade de Redmond, estado de Washington - EUA.

Causa da Morte: Pneumonia e Mal de Alzheimer.

Sepultamento: Cremado. Sete gramas de suas cinzas foram espalhadas em órbida do planeta terra.

Notícia: [28/04/2007] Ainda era manhã no sul do deserto do Novo México, EUA, quando Suzan Cooper e Wende Doohan acionaram o comando de lançamento de um pequeno foguete.

As chamas e o estampido característicos do lançamento foram vistos e ouvidos e a missão teve início.
A bordo do foguete, armazenada em pequenos cilindros, uma importante carga que seria lançada ao espaço.
Este poderia ser mais um dos milhares de lançamentos feitos nos EUA, se não fosse por um detalhe: uma das cargas era nada mais que as cinzas do ator James Doohan, que durante anos interpretou o papel do "engenheiro Scotty", na série Jornada nas Estrelas.
A outra carga continha as cinzas de outra lenda norte-americana, o astronauta Gordon Cooper, um dos primeiros homens a pilotar uma nave tripulada.
O lançamento, comandado pela empresa Up Aerospace ocorreu no sábado (28 de abril) e foi o primeiro a ser feito a partir do Spaceport America, um centro de lançamentos comercial construído em pleno deserto do Novo México.

Como o vôo era suborbital, após a missão o foguete retornou à Terra através de um pára-quedas e recuperado em seguida.
Para colocar os restos mortais em órbita os familiares de Cooper e Doohan pagaram 495 dólares.
Após o lançamento, marcado por muita emoção e salva de palmas, Wende Doohan, esposa de "Scotty", disse que, a exemplo de Gene Roddenberry, seu marido também gostaria que suas cinzas fossem espalhadas no espaço. Roddenberry foi o criador de Jornada nas Estrelas e suas cinzas foram lançadas ao espaço em 1997.
Charles Chafer, da empresa Celestia, que cuida dos procedimentos de envio de restos mortais ao espaço, disse que no somente no último mês mais de 11 mil condolências foram enviadas por fãs de Dooham.
Todas as mensagens foram gravadas em um CD e enviadas ao espaço junto aos restos mortais do astro.

____________________________________________________________

Nota: [Zelamos pela qualidade e precisão das informações contidas nas Mini Biográfias publicadas, no entanto falhas podem ocorrer, sendo que neste caso solicitamos que possíveis erros existentes nessa Mini Biografia, bem como para complementar informações e dados que possam melhorar o artigo, sejam comunicados através do e-mail: assombracoes@gmail.com].
____________________________________________________________

 


James Doohan


James Doohan


Homenagem à James Doohan


James Doohan na série Star Trek (Década de 1960)

 

Filmografia:

James Doohan

 


Explore o mundo todo em 3D
com riqueza de detalhes
Google Earth


@alemdaim

www.alemdaimaginacao.com
assombracoes@gmail.com