MIRIAM PIRES


 

Atriz

[20 / 04 / 1926 <==> 07 / 09 / 2004]

Miriam de Souza Pires, mais conhecida como Miriam Pires, foi uma atriz brasileira, lembrada pelo público principalmente pela sua participação em novelas televisivas.

Miriam Pires nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 20 de abril de 1926 e iniciou sua carreira no anos 1940 no Theatro com Pascoal Carlos Magno.
Miriam estreou na TV em 1963 na minissérie "Nuvem de Fogo" pela TV Paulista.
Miriam fez tanto sucesso nessa produção, que Miriam voltou a atuar em 1965 na telenovela "Um Rosto de Mulher", também na TV Paulista, veículo onde tornaria presença constante em mais de 50 produções.

Miriam Pires teve inúmeros trabalhos marcantes na televisão como em "Irmãos Coragem" (1970), "Locomotivas (1977)", "Baila Comigo" (1981), "Final Feliz" (1982), "Tieta" (1989) e "Pedra sobre Pedra" (1992), ambas na Rede Globo, "Meus Filhos, Minha Vida" (1984) (a única novela que protagonizou) no SBT, "Tocaia Grande" (1995) e Xica da Silva (1996), ambas na extinta Rede Manchete.

Já no cinema seu período de presença mais constante foram nas décadas de 1970 e 1980 sob a direção dos cineastas: "Braz Chediak", "Bruno Barreto", "Hector Babenco" e "Djalma Limongi".
Estreou no filme "Aleluia Gretchen" em 1976.
Relutou em aceitar o papel no filme "Chuvas de Verão" (1977), porque teria que ficar nua para fazer cenas de amor ao lado do ator "Jofre Soares", ela já tendo uma certa idade.
Esse filme lhe rendeu prêmios de melhor atriz.

O falecimento de Miriam Pires ocorreu em plena atividade, quando estrelava a novela das oito, "Senhora do Destino", no papel de Clementina, uma espécie de governanta na casa da personagem principal, Maria do Carmo (Suzana Vieira).

Miriam Pires era solteira e deixou uma filha adotiva de 21 anos de idade e a irmã Azaléa de 84 anos, na epóca.

Causa da Morte:
Miriam Pires faleceu na UTI da Clínica Bambina, no bairro de Botafogo na cidade do Rio de Janeiro, em 07/09/2004 na clínica Bambina, no bairro de Botafogo em decorrência da toxoplasmose, que já havia atingido seu cérebro, aos 78 anos de idade.
Miriam Pires também sofria de "Linfoma" e fazia tratamento à seis anos, sendo que devido à aplicação da medicação (quimioterapia), seu corpo teve baixa imunidade, o que causou a toxoplasmose.

Sepultamento:
O Corpo de Miriam Pires foi cremado no Cemitério do Cajú - Zona Portuário do Rio de Janeiro.
Rua Mons Manuel Gomes, 155 - São Cristóvão.
Rio de Janeiro - RJ.

Suas cinzas foram entregues à sua família.
__________________________________________________________

Nota: [Zelamos pela qualidade e precisão das informações contidas nas Mini Biográfias publicadas, no entanto falhas podem ocorrer, sendo que neste caso solicitamos que possíveis erros existentes nessa Mini Biografia, bem como para complementar informações e dados que possam melhorar o artigo, sejam comunicados através do e-mail: assombracoes@gmail.com].
__________________________________________________________



Miriam Pires


Miriam Pires


Miriam Pires na Novela "Meus Filhos Minha Vida"


Miriam Pires e Mário Cardoso na Novela "Sétimo Céu"


Velório de Miriam Pires

 

Trabalhos:

Miriam Pires


Explore o mundo todo em 3D
com riqueza de detalhes
Google Earth


@alemdaim

www.alemdaimaginacao.com
assombracoes@gmail.com