SÉRGIO CARDOSO

Cemitérios
Ovni's e Alien's
Principal

Ator

[15 / 03 / 1925 <==> 18 / 08 / 1972]

Nascido em 15/03/1925 em Belém do Pará - Brasil, Sérgio Fonseca de Mattos Cardoso foi um ator Brasileiro, o qual se formou em Direito no Rio de Janeiro e sonhava com o Itamarati, queria ser diplomata.

Despertou para o teatro ao conhecer o Teatro Universitário do Rio de Janeiro e sua estréia foi no papel título de Hamlet de Shakespeare.
O sucesso foi tão grande que ele desistiu de tudo e se decidiu pela carreira de ator.
Foi para o Teatro Brasileiro de Comédia de São Paulo.
Fez peças importantes, como: Entre Quatro Paredes; A Ópera dos Três Vinténs; Do Mundo Nada se Leva; Seis Personagens à Procura de um Autor; Convite ao Baile; A Falecida; A Raposa e as Uvas e A Ceia dos Cardeais.

Em 1949 fundou sua própria companhia teatral, o Teatro dos Doze em sociedade com a atriz Nydia Lícia com que foi casado por muitos anos e teve uma filha, Silvia.
Na TV Tupi, Sérgio Cardoso fez várias telenovelas de sucesso: O Sorriso de Helena; O Cara Suja; O Preço de uma Vida; O Anjo e o Vagabundo; Somos Todos Irmãos e Antônio Maria.
Essa última, escrita por Geraldo Vietri, que fez ao lado de Aracy Balabanian, foi seu maior sucesso na TV.
Em 1968, realizou O Santo Mestiço, novela sobre a vida de São Mantinho de Porres.

Uma grande polêmica envolveu sua vida profissional, quando interpretou Pai Tomás na novela "A do Pai Thomas".
Sérgio Cardoso vinha do sucesso de Antônio Maria na Tupi.
Era contratado para viver o negro Pai Tomás, contra a vontade de Glória Magadan, supervisora de novelas da Globo, na época.
Para interpretar o papel, Sérgio teve de pintar o corpo, usar peruca e colocar rolhas no nariz.
A escolha de Sérgio Cardoso para o papel principal da novela foi uma imposição da agência de publicidade Colgate-Palmolive, uma das subsidiárias norte-americanas que patrocinavam a produção das novelas nacionais nos anos 60.
Além da crítica cruel de colegas como Plínio Marcos, teve de usar toda a sua técnica de ator para interpretar o papel e por muitos anos ficou se desculpando com Milton Gonçalves, que tinha características físicas adequadas para interpretar o papel.

Em 1969 ele foi para a TV Globo, onde fez: A Cabana do Pai Tomás; Pigmaleão 70; A Próxima Atração e O Primeiro Amor.
Foi este seu último trabalho, pois em seguida o ator faleceu vitimado por um ataque cardíaco, no dia 18 de agosto de 1972.

Ele teve que ser substituído por Leonardo Villar, um de seus melhores amigos, já que a telenovela ainda tinha vários capítulos para serem gravados e ele fazia o principal papel.
Mais de vinte mil pessoas acompanharam o enterro do ator em São Paulo.
Onde ele formou sua Companhia de Teatro, no bairro da Bela Vista, hoje existe o Teatro Sérgio Cardoso.

[Obs.: Existe uma lenda antiga e famosa, a qual cita que Sérgio Cardoso sofria de *Catalepsia, e por este motivo foi enterrado vivo, sendo que após alguns dias, quando foi comentado sobre este possível problema de saúde do ator, seu caixão foi reaberto, sendo encontrado marcas de arranhões em seu rosto e na tampa interna do caixão, estando seu corpo virado para baixo, indicando que o mesmo "acordou" após ter sido sepultado, e realmente morrendo sufocado devido à falta de ar].

[*Catalepsia patológica é uma doença rara em que os membros se tornam moles, mas não há contrações, embora os músculos se apresentem mais ou menos rijos, e quem passa por ela pode ficar horas nesta situação.
No passado já existiram casos de pessoas que foram enterradas vivas e na verdade estavam passando pela catalepsia patológica.
Muitos especialistas, contudo, afirmam que isso não seria possível nos dias de hoje pois já existem equipamentos tecnológicos que, quando corretamente utilizados, não falham ao definir os sinais vitais e permitem atestar o óbito com precisão.
O estado de morte aparente pode surgir em casos de asfixia, intoxicação, soterramento, afogamento, enfarte fulminante ou hipotermia.
Nem a falta de respiração ou batimentos cardíacos significa, necessariamente, ausência de vida. Místicos e faquires indianos que praticam a postura Khé-chari-mudra (suspensão da respiração perceptível) permanecem muitas horas nesse estado.
Também na índia, cardiologistas descobriram que certas posições iogas permitem paralisar o coração.
Um exame confiável para reduzir as chances de erro é a realização de exames com eletrocardiograma e eletroencefalograma.
No Vietnã "milhões de pessoas já foram enterradas vivas por ausência constatada dos chamados sinais vitais", afirma o médico francês Perón Autret.
Após um profundo estudo sobre a morte ele publicou na década de 70 o livro "Os enterrados vivos" com revelações assustadoras sobre o assunto].

Sérgio Cardoso faleceu com 47 anos de idade, vítima de Ataque Cardíaco.

Causa da Morte: Ataque Cardiáco (Infarto).

Sepultamento: Cemitério São João Batista.
R General Polidoro, s/n - Botafogo.
Cidade do Rio de Janeiro, RJ - Brasil.

Coordenadas GPS (Latitude / Longitude):
[22°57'32.18"S / 43°11'16.92"W]

[Clique nas Coordenadas acima para acessá-las no Google Maps!]


Sérgio Cardoso


Sérgio Cardoso


Sérgio Cardoso

 

Filmografia:

Sérgio Cardoso

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



 

Explore o mundo todo em 3D
com riqueza de detalhes.

Google Earth

 

 

www.alemdaimaginacao.com
assombracoes@gmail.com