O ASSUSTADOR FENÔMENO DOPPELGÄNGER



Desde épocas antigas em muitas partes do mundo, existem histórias contadas por diversas pessoas que juraram terem visto em lugares aleatórios, como dentro de suas próprias casas, em ambientes de trabalho ou mesmo em áreas externas, sósias idênticos à pessoas conhecidas e próximas, como parentes, irmãos, irmãs, pais, tios, amigos e outros, sendo que posteriormente ficaram assustados descobrindo que a pessoa "vista", na realidade estava a quilometros de distância com outras pessoas fazendo algum tipo de atividade, como trabalhando, participando de reuniões ou mesmo viajando.

Esse estranho, misterioso e assustador fenômeno é chamado pelos estudiosos e cientistas como "Doppelgänger"!

Seriam esses "sósias" cópias dessas pessoas vindas de alguma "dimensão paralela"?
Se sim, qual seriam seus objetivos?

O artigo a seguir trata justamente desse assustador fenômeno que acontece muito mais do que possamos imaginar!

====================================================================================

Definição do Fenômeno de Duplicação ou Sósia Sobrenatural de uma Pessoa (Doppelgänger):

O Doppelgänger é um dos fenômenos mais fascinantes e perturbadores do folclore mundial.
A palavra, de origem alemã, significa literalmente "duplo-andante" (Doppel - duplo, Gänger - andante/vagante) e é usada para descrever o avistamento de uma cópia idêntica de uma pessoa viva, um sósia fantasmagórico ou sobrenatural.
Longe de ser apenas um sósia comum, o Doppelgänger é tipicamente retratado como uma aparição que não tem sombra nem reflexo.

Origens e Mitos Antigos:
A ideia do duplo, ou espírito-sósia, não é exclusiva da cultura alemã e tem raízes muito mais antigas, aparecendo em mitologias de diversas culturas:

- Antigo Egito: O conceito de "Ka", um "duplo espirito" tangível, com as mesmas memórias e sentimentos de seu dono, representava a força vital da pessoa.

- Mitologia Nórdica: O "Vardøger" é um duplo fantasmagórico que é visto realizando as ações de uma pessoa um pouco antes que ela chegue e as faça de fato.

- Folclore Irlandês: As lendas das fadas mencionavam os "Changelings" (trocados), uma cópia deixada no lugar de uma pessoa raptada para o reino das fadas.

A popularização do termo Doppelgänger como o conhecemos hoje ocorreu no final do século XVIII, cunhado pelo escritor alemão Jean Paul Richter em seu romance Siebenkäs (1796).

Características Sinistras do Doppelgänger:
No folclore, o Doppelgänger raramente é um bom presságio. A sua aparição é carregada de simbolismo sombrio:

1. Presságio de Morte:
O mito mais comum e assustador é que ver o próprio Doppelgänger é um prenúncio certo da sua morte.
Acredita-se que, ao se manifestar, o sósia está a projetar a alma da pessoa para fora do corpo, preparando-se para a partida final.

2. O Duplo Maligno:
Em outras narrativas, o"sósia" ou "cópia" é visto como uma versão maligna da pessoa, um reflexo perverso que encarna os impulsos e desejos mais destrutivos do indivíduo. Por vezes, eles tentam se passar pela pessoa real, causando confusão ou dano à sua reputação.
Esse descritivo vem da teoria de que, paralelo ao nosso universo, existe outro paralelo, idêntico ao nosso mas inverso, onde tudo o que existe neste mundo existisse nesse outro mundo, mas ao contrário; o que seria bom em um, seria mal no outro e vice-versa.

3. Ações Estranhas:

Os relatos costumam descrever o Doppelgänger com um comportamento anômalo:

- Muitas vezes, ele está em lugares onde a pessoa real não está ou está visivelmente ausente.

- Pode ser visto por amigos ou familiares, mas não pela pessoa que está sendo duplicada.

-Quando interage, pode parecer vazio, sem emoção ou tentar dar conselhos que, na verdade, são maliciosos e destrutivos.

Casos Históricos Famosos:
Ao longo da história, muitas figuras proeminentes relataram encontros com seus duplicados, o que só contribuiu para a fama misteriosa do fenômeno:

- Abraham Lincoln: O 16º presidente dos EUA teria relatado à sua esposa que, logo após sua eleição em 1860, viu dois reflexos de seu rosto no espelho: um nítido e outro mais pálido.
Sua esposa interpretou isso como um sinal de que ele seria eleito para um primeiro mandato, mas não sobreviveria para completar um segundo.

- Johann Wolfgang von Goethe: O famoso autor alemão descreveu ter visto seu próprio dupllicado andando em direção contrária a ele, vestindo roupas que ele só usaria anos depois.

Explicações Racionais e Científicas:
Embora o folclore o veja como um ser sobrenatural, a ciência oferece algumas explicações para a experiência do "sósia ou duplicado ":

- Heautoscopia: Termo da psiquiatria e neurologia para a alucinação de ver o próprio corpo à distância.
É um sintoma que pode ocorrer em casos de epilepsia, esquizofrenia ou enxaquecas.

- Ilusão e Erro de Identificação: Em alguns casos, o "Doppelgänger" pode ser simplesmente um sósia não relacionado geneticamente (um "sósia natural" ou twin stranger).
No entanto, em encontros mais perturbadores, pode ser uma falha de reconhecimento facial ou uma ilusão causada por estresse extremo ou privação de sono.

Independentemente da explicação, o mito do Doppelgänger permanece um poderoso arquétipo cultural, explorado em inúmeras obras de literatura e cinema.
Ele nos confronta com a aterrorizante ideia de que uma cópia idêntica de nós mesmos pode estar vagando por aí, personificando os nossos maiores medos ou anunciando o nosso destino final.

Com relaçlão às Explicações Racionais e Científicas apresentadas acima, a lógica e o testemunho das pessoas que presenciaram este estranho fenômeno não corrabora com as teorias em questão, pois os avitamentos dos "duplicantes" ou "sósias" das pessoas conhecidas foram avistadas a poucas distâncias e utilizando em muitos casos as mesmas roupas das pessoas "originais", sendo que pela proximidade que foram vistos e em paralelo, nos locais onde estavam presentes (lares, locais de trabalho e outros pontos em que as pessoas "originais" frequentam, moram ou trabalham, descarta as suposições de que esses acontecimentos poderiam ser "Heautoscopia" ou "Ilusão el Erro de Identificação".

Uma outra teoria explicada por estudiosos e até por cientistas, cita a hipótese de que essas aparições idências aos das pessoas copiadas tenham vindo de alguma dimensão paralela, utilizando a teoria da existência de outros mundos idênticos ao nosso, mas vibrando em outras frequências, ficando portanto em outras dimensões, as quais não conseguimos enxergar, e que através de algum portal ou fenômeno desconhecido, esses seres (cópias) de nós mesmos possam adentrar em nossa dimensão em sistuações específicas quando menos esperamos.

Como prova da ocorrência do fenômeno Doppelgänger, a seguir estão alguns casos tidos como reais e relatados por pessoas que presenciaram esse tipo de acontecimento:

- Cópia do Meu Marido!

- Cara Errado Amigão!

- Cópia do meu Pai!

 

 

Contato:
assombracoes@gmail.com